Filosofia

“Conhece-te a ti mesmo”

Sou um produto…

Dos meus pais e sua genética…
Da escola e seus ensinamentos…
Da linguagem e seus costumes…
Da cultura e seus hábitos…
Da sociedade e suas regras, suas leis…

Sou um produto da genética herdada de meus pais, pois quer queira ou não, esses genes vão determinar muitos passos, ou não, na minha caminhada pela vida.

Sou um produto de toda bagagem acumulada de conhecimentos da nossa civilização, principalmente ocidental, e a mim retransmitida através das escolas e dos livros didáticos.

Sou um produto da linguagem que me foi ensinada, com todas as suas palavras já carregadas de significados, de conceitos e preconceitos.

Sou um produto de uma cultura que me determina o que é música, o que é arte, o que é belo e o que é feio.

Sou um produto da uma sociedade que determina quem eu devo ser, quem devo obedecer, o que devo fazer, o que devo gostar, o que é certo e o que é errado.

Com tudo isso, percebo que sou tudo, menos eu mesmo! Que não posso, por mais que me esforce, ter razão, opinião ou gosto, por simplesmente ter decidido que assim seria! Sou um produto dos meus pais, das escolas, da linguagem, da cultura e da sociedade!

Agora, podem me dizer que sou “único”, um ser individual, mas na verdade não há como ser! Sou parte integrante, membro de um todo!

Sim, sou um produto e, ainda, inacabado!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Foto de Marcelo Daudt – Acervo pessoal